segunda-feira, 12 de março de 2012

CONCURSOS


Prefeitura de Irará

A Prefeitura de Irará abriu concurso público para 315 vagas em cargos de nível fundamental, médio/ técnico e superior.  As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de março pelo site www.seprod.com.br .
Câmara de Ibotirama
Câmara de Ibotirama abriu concurso público para 22 vagas em nível fundamental, médio e superior. As inscrições devem ser feitas até 16 de março pelo site Site www.supremaconcursos.com.br

Abertas as inscrições para isenção da taxa do vestibular da uefs 212.2



Estão abertas as inscrições para isenção de pagamento da taxa do vestibular (ProSel 2012.2) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A inscrição deve ser feita a partir de segunda-feira (12) até o dia 18 de março (domingo) através do site www.uefs.br,seção prose/vestibular.
De acordo com a Uefs são oferecidas 2.500 isenções para candidatos que cursaram as três séries do ensino médio ou equivalente exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino, que não possuem diploma de nível superior e que não estejam matriculados em qualquer instituição de ensino superior.
O calendário do programa de isenção prevê a divulgação do resultado parcial em 20 de março e o resultado final será divulgado no dia 12 de abril. Os contemplados relacionados na lista final não estão automaticamente inscritos no vestibular 2012.2. Eles devem se inscrever no período de 25 de abril a 17 de maio de 2012 no portal da Uefs na internet.

sábado, 10 de março de 2012

História da cidade de Santo Estevão


Santo Estêvão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada as margens da BR 116, na Microrregião de Feira de Santana. Tem como municípios vizinhos Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu.
 Faz parte do Vale do Paraguaçu. Sua população é de 47.901 habitantes de acordo com o Censo 2010. Vem alavancando crescimento da economia devido à chegada da fábrica de sapatos e o grande desenvolvimento do seu comercio no centro da cidade, e nas margens da br 116 onde jera muitos empregoa direto e indireto.
Tem um bom comércio, mas tem ótima atividade rural agropecuária, com destaque à produção de fumo, e de quiabo maior da região, e indústria. A feira-livre no século passado era realizada aos domingos, ao lado da Igreja Matriz, onde também se encontrava o antigo cemitério, até quando foi construída a Praça Sete de Setembro, juntamente com a construção do Mercado Municipal em 1924, pelo Intendente Temístocles Pires de Cerqueira, cuja finalidade era o assentamento das feiras-livres, mas só a partir de 1935 a feira-livre principal passou a ser realizada aos sábados, permanecendo até hoje. O dia de sábado, portanto continua sendo o maior dia de expressão comercial do município, o dia de negócios, entretenimento e relacionamento social.

História da cidade
Existe uma lenda local, de que a cidade teria surgido, através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como "Riacho Salgado", devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmembrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.